Mercado de Imóveis

Ainda não há uma previsão exata sobre o desempenho do mercado de imóveis para 2017 por conta do cenário político instável.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Créditos Imobiliários e Poupança (ABECIP), Gilberto Duarte, os bancos deixaram de emprestar dinheiro durante o ano de 2016 por falta de recursos e o que definirá uma melhora para o setor imobiliário é a estabilidade política.

Alguns especialistas, como João da Rocha Lima, professor do Núcleo de Real State da Poli-USP, está otimista para o próximo ano, pois segundo ele, 2017 será um ano em que a economia começará a se recuperar devagar e a inflação irá cair, mantendo assim, os preços de imóveis estáveis e, segundo Flávio Armany, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), acredita que o nível de desemprego não irá piorar para o próximo ano, o que fará com que as empresas mantenham os preços dos imóveis para então voltar a aumentar os valores, mas antes disso acontecer existe um grande caminho a ser percorrido pelas construtoras.

Existem algumas delas que estão com estoque de imóveis prontos e precisam do dinheiro, mas para isso acontecer elas abaixam cada vez mais o valor do imóvel, deixando-o mais atrativo para o interessado.

Esses imóveis prontos geram um custo muito alto para as empresas e o motivo delas ainda não terem sido vendidas é por conta dos cancelamentos dos contratos já firmados.

Em outubro de 2016 foram distratadas 37.702 unidades, equivalente a 33% das unidades entregues pelas construtoras no período. Esses cancelamentos aconteceram pelo aumento do desemprego.

Com a instabilidade política, aumento do desemprego e a falta de financiamentos bancários, as pessoas acabam buscando formas mais flexíveis na hora de comprar os imóveis, sendo então a sua melhor solução o consórcio imobiliário que somente este ano cresceu 46,5% e essa aceitação foi consequência do custo-benefício proporcionado e também pelas dificuldades de conseguir um financiamento dos bancos.

E você, está procurando uma forma flexível de ter sua casa própria? Nós trabalhamos com consórcio imobiliário e um de nossos especialistas pode sanar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!



VOLTAR