Você sabe o quanto deve guardar para o Capital de Giro da sua empresa?

O capital de giro é o volume de dinheiro investido na operação do negócio e esse volume de dinheiro pode variar drasticamente por conta de gastos não esperados e queda de vendas.

Para gerenciar melhor esses gastos, é necessário sempre fazer uma gestão financeira da empresa, mas como fazer isso?

Separamos 5 tópicos que vão te ajudar a se prevenir com os gastos da sua empresa.

  1. Tenha um gestor financeiro

Ter um gestor financeiro significa que alguém irá trabalhar com projeções financeiras, evitando que a empresa tenha gastos desnecessários.

Para o gestor projetar esses fluxos, é necessário que ele conheça todos os processos da empresa e, vale lembrar, que projetar não significa que deslizes não possam acontecer, afinal, estamos cuidando de fenômenos que podem acontecer no futuro, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

  1. Não peça dinheiro sem necessidade

É bom saber quais linhas de créditos estão a sua disposição, mas usá-las sem necessidade poderá afetar o desenvolvimento da empresa mais tarde, pois empréstimos sempre será um motivo de preocupação, ainda mais quando a empresa não consegue pagá-los.

  1. Não contrate pessoas sem um bom motivo.

Para iniciar um negócio é de grande importância saber que nos primeiros anos é preciso reduzir custos com contratações. Avalie aqueles que estão com você e incentive-os para o bem do crescimento da empresa. Colaboradores motivados tendem a trazer maiores lucros para a empresa.

  1. Não abaixe o seu preço para vender mais

Se você não é uma grande rede varejista, diminuir o preço de seu produto só desvalorizará a sua marca e sua margem de lucro estará comprometida. Cuidado.

  1. Cuidado com as vendas a prazo

Vender é sempre bom, ainda mais quando mantemos o fluxo do nosso caixa, porém é necessário tomar cuidado em como será feito essa venda, como no caso de vendas a prazo que podem interferir no fluxo do caixa da empresa.

Essas dicas servem para prevenir o fluxo de caixa, pois com ele estável, significa que você conseguirá investir regularmente no capital de giro da sua empresa.



VOLTAR